O que é controle de estoque?

controle de estoque é uma área muito importante de uma empresa, grande ou pequena, pois é através dele que ela será capaz de prever o quanto que será necessário comprar no próximo pedido ao fornecedor, além de fornecer informações úteis sobre as vendas, já que muitas vezes os relatórios do setor de vendas não são muito claros e não condizem com a realidade, afinal, o setor de vendas quer comissões. O principal objetivo do controle de estoque “é otimizar” o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios internos de uma empresa, e minimizar as necessidades de capital investido em estoque”. Um relatório de grande ajuda referente ao controle de estoque, pode ser encontrado na Curva ABC de produtos, o qual além de informar as entradas e saídas, indica e classifica os principais.

O controle de estoque é utilizado tanto para negócios físicos como digitais, e envolve atividades como:

  • Garantir que o estoque esteja sempre atualizado e correto;
  • Reduzir perdas de produtos por roubo, deterioração ou obsolescência;
  • Melhorar o fluxo de caixa da empresa através de compras mais corretas;
  • Aumentar a satisfação de clientes e vendas tendo sempre estoques disponíveis;
  • Automatizações gerando economia com funcionários e folha de pagamento;
  • Preços de venda mais competitivos ao se ter uma estrutura de custos mais enxuta para controlar o estoque.

O controle de estoque serve para a empresa avaliar a entrada e saída de mercadorias e auxilia uma companhia a reduzir custos e administrar a cadeia de produção e distribuição com mais eficiência. O controle de estoque se divide basicamente em duas modalidades diferentes, sendo o controle de matérias-primas e insumos para a produção industrial e o controle de produtos finais para a comercialização no varejo. 

Estoque de matérias-primas: É voltado para a indústria e deve ser gerenciado para que a empresa sempre tenha em mãos o material necessário para a produção de suas mercadorias. Uma boa administração desse estoque faz com que uma companhia não corra o risco de deixar a produção parada devido à falta desses insumos.

Estoque de mercadorias: É voltado para o varejo ou atacado e deve ser gerenciado para atender o comércio, baseando-se no seu desempenho de venda. O objetivo é analisar qual é a demanda e quais são os produtos com maior e menor saída. Isso ajuda a companhia a ser mais produtiva e eficiente, reduzindo prejuízos e desperdícios.

A alta direção de uma empresa usualmente se preocupa mais com o investimento total comprometido em estoques e com os níveis de serviço para grupos ampliados de itens do que pela gestão de itens apartados. Por isso, métodos capazes de gerenciar grupos de itens vem ganhando espaço entre as ferramentas de controle de estoque. Giro de estoque, GM-ROI e Classificação ABC são alguns dos principais métodos utilizados para esse fim.

Fonte: Wikipédia